Câmara de Vereadores de Cerejeiras realiza sessão solene com Moções de Aplausos e entrega de Título de Cidadão Honorário
A Câmara Municipal de Cerejeiras realizou, nesta terça-feira (22/04), uma emocionante sessão solene marcada pela entrega de Moções de Aplausos a cidadãos e instituições que se destacaram em diversas áreas do município. A solenidade também contou com a entrega do Título de Cidadão Honorário ao advogado Mário Guedes Júnior, reconhecido por sua trajetória jurídica e relevante contribuição à comunidade cerejeirense. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Selso Lopes de Souza, e celebrou conquistas registradas ao longo dos anos, especialmente nos anos de 2019 e 2021.
Entre os homenageados com Moção de Aplausos, estão Gleiciele Alves Bueno Cavassani, vencedora do primeiro lugar na categoria Poesia no Festival Juventude Rural, e Eduardo Silva Lima, agraciado com o título de Garotinho Rural no mesmo evento. Ambos os reconhecimentos são de autoria do então vereador Valdecir Sapata Jordão, que esteve presente na solenidade. Houve também uma moção de aplausos a todos os responsáveis e alunos participantes do 21º Festival Estadual da Juventude Rural, recebido pelo representante atual Secretário de Política agrícola do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste: Gil Fagundes.
O setor esportivo teve um destaque especial com a homenagem aos professores Lenine José Nera Pinheiro da Silva e Marcielly A. da Silva, que atuaram juntos na preparação e condução da equipe de handebol de 2019, levando estudantes de Cerejeiras a conquistas expressivas nos Jogos Escolares. Além deles, também foram homenageadas as equipes de handebol campeãs e vice-campeãs estaduais, formadas por alunos das escolas Castro Alves e Tancredo de Almeida Neves.
(Infelizmente Marcielly não pôde estar presente, por isso, o professor Lenine a representou)
Na área cultural, Guilherme Bellé Medeiros foi reconhecido pelo segundo lugar em Artes Visuais – Pintura, no Festival Estudantil Rondoniense de Artes – FERA. Representado por Diones Maria Bellé Medeiros
Na cidadania, as coordenadoras do projeto "Trânsito e Cidadania – Tudo a Ver", Remilda Gonçalves Campista e Cremilda Oliveira Silva, foram homenageadas pela contribuição educativa e transformadora do projeto junto à comunidade escolar.
(Remilda Camposta não pôde estar presente, contudo, foi representada com muita honra por sua filha: Karina Gonçalves Campista).
Outro momento marcante foi a Moção de Aplausos à EMATER – RO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), pelos 50 anos de trabalho em prol da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável. A homenagem foi proposta por nove vereadores das legislaturas atual e anteriores.
Durante sua fala, o ex-vereador Valdecir Sapata Jordão agradeceu à atual legislatura da Câmara por manter viva a memória dessas conquistas e parabenizou o presidente Selso Lopes pela realização da sessão solene, que valoriza a história e os talentos de Cerejeiras. A solenidade reforçou o compromisso do Legislativo com o reconhecimento público daqueles que contribuem para o crescimento de Cerejeiras. Cultura, esporte, educação e setor rural são pilares fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico do município — e merecem ser celebrados com orgulho e gratidão.